domingo, 31 de agosto de 2008

DOMINGO

Hoje foi dia de dar banho ao cão, neste caso cães e só aos mais pequenos. Os outros, espertos, fugiram mal viram dar banho ao primeiro.


...........o Tommy................ e.............. o Zézé


............a Miura................ e.............. a Lindinha

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

PÃO DE MILHO

Este é o Pão de Milho com feta e azeitonas, da Lídia. Tem uma textura quase de bolo, é muito bom e numa hora fica pronto.
Usei sementes de sésamo normais em vez de pretas e não deitei hortelã seca porque só a tenho fresca e a Lídia explicou-me que esta é mais forte do que a outra.
Já era para ter experimentado este pão há mais tempo mas só agora se proporcionou. É tão bom que vou repetir mais vezes!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

CELEBRAR

A Anna do Around Quilt Block está a fazer um giveaway para comemorar o seu aniversário.
A Marlene do Mar's Pincushion Diaries também comemora, neste caso aniversário do seu blog com outro giveaway!
Ruth do Quilt, flowers, purple também celebra o fim das suas férias, que está a chegar, com um giveaway!
Tami do Getting started quis oferecer também alguma coisa e escolheu a ecologia como motivo para o seu giveaway.
Como veêm qualquer motivo é bom para celebrar e oferecer alguma coisa.
Vão lá dar uma espreitadela! Quem sabe têm sorte e ganham...!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

PROJECTOS


Estou muito contente porque em relação a projectos concluídos, ou em fase de conclusão, este Verão está a correr muito bem!


Gosto de experimentar fazer tudo o que vejo, mais isto e mais aquilo,o meu pai costuma dizer na brincadeira que "O que a minha filha vê com os olhos faz com as mãos", mas, ( há sempre um mas) tenho que acabar em X tempo aquilo em que me meto.

É como se o meu cérebro estipulasse um tempo determinado, consoante o trabalho, depois disso é certo e sabido que se não estiver pronto, fica encalhado passeando pelos armários da casa em saquinhos! Às vezes falta só um bocadinho, mas ficam assim mesmo!

Hoje terminei de bordar os 9 quadrados do Redwork Christmas, da designer Rosalie Quinlan. Falta lavar e passar a ferro mas não resisti a fotografá-los! São lindos, fáceis de bordar e agora levam patcwork à volta. Deu-me muito prazer bordá-los e vai ser óptimo vê-los prontos, no meu Natal. Não acham?


Today I've finished stitching the 9 blocks of Redwork Christmas pattern, from designer Rosalie Quinlan. I must wash and iron it but I couldn't resist to show photos from them! They are gorgeous, easy to stitch and now I only have to do patcwork. I had a lot of pleasure stitching and it will be wondefull to see it, in my Christmas. Don't you think so?

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

BERINJELAS COM ESPINAFRES

Já disse aqui que a minha horta está em plena produção de legumes, por isso tenho que ser criativa na forma de os consumir . Aqui está um saboroso prato de vitaminas...!

Lavei duas berinjelas grandes e cortei-as aos cubos. Lavei um molho de espinafres e retirei-lhe só as folhas.
Aqueci um pouco de azeite com dois dentes de alho fatiados (não há prato onde eu não use alho ), cozinhei as berinjelas até ficarem moles,deitei duas colheres de Adjvar (molho de legumes que comprei no LIDL e precisava de gastar), pode ser outro qualquer ou até não levar.
Envolvi tudo, juntei os espinafres e deixei cozinhar só até eles abaterem Reguei co molho de soja e polvilhei com sementes de sésamo.
É um bom acompanhamento alternativo às saladas.

sábado, 23 de agosto de 2008

BOLOTAS!

Este vai ser o motivo que vou usar em todos os trabalhos que vou realizar para o Angel Swap.
Bordei-o em linho e usei apenas branco e prateado, seguindo um antigo, muito antigo risco da revista Rakan. Acho que ficou muito bonito e sóbrio! Não acham?
Além disso o tempo está mais outonal e de bolotas do que Verão...! :(

This is the stitcherie that I'm gonna use in all works to Angel Swap. I've stitch this pattern in flax, using only white and silver, from an old, very old Rakan magazine. I think it's very pretty and elegant! Don't you think?
Beside the weather is more like autumn and acorns than like Summer...! :(

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

PÃO DE CHOCOLATE

Hoje foi dia de caldeirada de peixe e de pãezinhos de chocolate!


Coloquei na cataplana batatas, cebolas e pimentos às rodelas, em camadas alternadas. Coloquei bastante tomate aos bocados, sem pele e sem sementes, alho picado, malagueta e 1 folha de loureiro. Acamei o peixe por cima de tudo, reguei generosamente com azeite,temperei com sal, polvilhei com colorau e borrifei com um pouco de vinho branco. espalhei por cima um pequeno molho de salsa e fechei a cataplana. 30 a 40m depois estava pronto a servir. O maridão disse que estava 5 estrelas.

O filhote decidiu fazer un pãezinhos da revista «Pães e Bolos » e eu ajudei-o.Fizemos apenas metade da receita porque as quantidades que vêm na revista rendem 50 pães.

1 1/2 chávena de leite morno, 3 ovos, 1/2 chávena de óleo, 4 c.s. de açucar, 30gr. de fermento biológico fresco, 7 chávenas de farinha, 2 gemas para pincelar, 400 gr. de chocolate de leite para rechear.

No liquificador batem-se os ovos, o leite, o óleo, o açucar e o fermento biológico até ficar homogêneo ( eu mexi com uma colher, só ). A esta mistura vai-se juntando a farinha de trigo, mexendo vigorosamente e amassando até obter uma massa lisa que não cole nas mãos. Cobre-se com um pano e deixa-se descansar até dobrar de volume. Depois divide-se a massa em pequenas poções que se estendem com o rolo da massa. Cortam-se pequenos rectângulos e coloca-se no meio um pedaço de chocolate, enrola-se e fecham-se bem os bordos. Colocam-se numa assadeira e pincelam-se com a gema, vai ao forno 15 a 20m .

São mesmo bons para o lanche ou pequeno almoço, para a próxima deito-lhe uma pitada de sal na massa porque acho que faz falta.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

SWAP II

Inscrevi-me em três desafios em que tenho que fazer determinados trabalhos para mandar para às minhas parceiras secretas, que já sei quem são, mas como é óbvio não posso dizer para já.
A minha mãe diria nesta altura « Tu és doida, trabalhas tanto e ainda te metes nestas coisas! E em vez de aproveitares as férias para descansar...!». Pois é se calhar a minha mãe tem razão. Mas é isto que torna um dia diferente do outro, que me dá prazer, porque fazemos amigos(virtuais, é certo) por todo o mundo. Aqui estão os desafios:

O prazo de envio ainda está longe mas para evitar o stress de última hora tenho dado um avançozinho aos trabalhos, já que estou em férias. Tem-me sabido bem sentar-me ao sol (ou à sombra, conforme os dias) a bordar e costurar.
Lembram-se dos tecidos que mostrei há tempos?

Pois, já fiz o saco para o Bag Swap da Linda, é o primeiro saco que faço mas fiquei bem contente com o resultado. Fiz uma alça pequena por onde passa uma alça mais comprida. Dá para trazer ao ombro ou para pendurar numa cadeira com os trabalhinhos. Não está bonito?

Espero bem que a pessoa que o vai receber goste dele, como eu gostei de o fazer! O bordado é simples, só a azul, mas penso que é o que condiz melhor com os tecidos.


Agora já estou a trabalhar para o Angel's swap e já vou começar também o Secret Santa Christmas. A minha mãe tem razão ... :)

sábado, 16 de agosto de 2008

BATATAS À MANEIRA!

Não me apetece muito cozinhar mas a horta está a produzir bastantes tomates, berinjelas, courgetes, pimentos, pimentos do Padrão e é um crime deixar estragar, sobretudo porque gosto muito de legumes. Daí, resolvi cozinhar algo rápido mas saboroso.
  1. Para 4 pessoas, usei 10 a 12 batatas médias partidas aos quartos e dei-lhes uma fervura. Enquanto isso, cortei 2 cebolas às rodelas, 2 enormes tomates em meia-lua, meia dúzia de pimentos do Padrão, dizem que uns picam outros não ( os meus picam todos!), às tiras.
  2. Devia pegar no wok mas como ficou no Porto, peguei numa frigideira alta, deitei 2 c.s.de óleo e fritei as cebolas. A meio do processo juntei 2 c.s. de pimentão, 2 c.s.de farinha mexi até tostarem e reservei.
  3. Deitei mais 2 c.s. de óleo e fritei , um pouco, os pimentos ( teoricamente deviam deixar de picar, mas não deixaram ). Juntei-lhe as batatas escorridas, alourei-as um pouco, deitei os tomates e deixei apurar um pouco, juntei a cebola frita. Temperei com 2 pitadas de garam masala, uns borrifos de molho de soja, rectifiquei o sal e por fim salpiquei com salsa picada. Huuuuuummmm! Deliciosas!
Servi acompanhadas com costeletas fritas com muito alho e louro.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

TERTÚLIA LITERÁRIA

Há uns dias atrás a ameixa seca convidou-me para fazer parte duma tertúlia literária e comentar um livro de que eu tivesse gostado. Aceitei o convite, lisonjeada, mas surgiu-me uma crise existencial...que livro comentar quando gosto de tantos?

Ler é, e sempre foi, uma paixão! Tinha três anos apenas e já vislumbrava que a leitura seria um passaporte para viagens e amigos incontáveis e, quando ia às compras com a minha avó, entrava na drogaria, ela sentava-me no balcão e eu punha-me a ler os rótulos da embalagens; O-mo, Ti-de...espertalhona soletrava e tudo! As pessoas à minha volta maravilhavam-se com o prodígio. Tão pequenina e já sabia ler! Pois, eu tinha e tenho é uma memória fotográfica!

Aos doze anos tinha já devorado tudo o que era próprio para a minha idade, Enid Blyton, Odete de Saint Maurice, Júlio Dinis etc. Então o meu pai deu-me autorização para ler as prateleiras de baixo de determinada estante. Eram esses os livros que eu lia de dia e dos quais já nem me lembro dos títulos...Porque à noite...Li às escondidas Stefan Zweig, Dostoievski, Baudelaire. Claro que não percebia aqueles " frissons" apaixonados mas, mais tarde, reli esses autores e entendi.

Percebem agora a minha dúvida? Que livro partilhar? Há livros que nos marcam terrivelmente consoante a idade em que os lemos ou a fase de vida por que passamos.

Assim, porque estou de férias e não tenho grande parte dos livros que amo perto de mim, resolvi comentar « A sombra do vento » de Carlos Ruiz Zafón, vencedor de alguns prémios, nascido em Barcelona e morador em Los Angeles onde colabora com alguns jornais.

A acção deste livro desenrola-se em Barcelona e atravessa diversas épocas, o pós guerra, a Guerra Civil espanhola e o Franquismo, dando-nos uma visão histórica e de costumes. Mas isso é só a paisagem...

O livro começa numa madrugada, com um pai que leva pela mão o seu filho, no maior dos segredos, ao cemitério dos livros esquecidos para que ele escolha um que terá que manter sempre vivo.
« - Este lugar é um mistério, Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte....»

Este adolescente escolherá, ao acaso, um livro maldito e deixar-se-á cativar de tal maneira pelo enredo que não descansará enquanto não resgatar o seu autor do anonimato. Este facto modificará para sempre a sua vida e arrasta-o para um labirinto de intrigas e segredos em que o passado se cruza com o presente, através de uma Barcelona obscura .

O amor está presente ao longo de toda a narrativa, numas personagens, alucinado e não correspondido; noutras, épico, ingénuo e puro; noutras ainda, doentio e vagabundo.

« Ao atravessar a sala na base da escadaria, Julian ergueu a vista e vislumbrou de raspão uma silhueta a subir com a mão no corrimão. Sentiu que se perdia numa visão.(...) Tinha sonhado com ela em inúmeras ocasiões, com aquela mesma escada, aquele vestido azul e aquela expressão no olhar de cinza, sem saber quem era nem por que lhe sorria.(...) Havia tempo que a aia tinha aprendido a reconhecer nos seus olhares o desafio e a arrogància do desejo: uma vontade cega de serem descobertos, de que o seu segredo fosse um escândalo apregoado e deixassem de se esconder nos cantos e desvãos para se amarem às apalpadelas. (...) Foi então que Julian conduziu Penélope até ao quarto de Jacinta no terceiro andar da casa. Despiram-se à pressa, com raiva e anseio, arranhando a pele e desfazendo-se em silêncios. Aprenderam os corpos um do outro de cor e enterraram aqueles seis dias de separação em suor e saliva...»

Surgem-nos personagens fantásticas, de uma densidade psicológica fascinante, que nos mantêm presos num suspense quase de narrativa policial, que nos levam a ler quase de um fôlego, página atrás de página.
Clara Barceló, cega e ninfomaníaca; Neri o professor de música e gigôlo; Fermin Romero de Torres, vagabundo resgatado à rua e que se revela um filósofo e braço direito de Daniel; Fumero, chefe da polícia que persegue tudo e todos como uma sombra derramando a sua raiva e esperando a sua presa com paciência de aranha; Nuria, tradutora e apaixonada infeliz de Julian; Miguel, o mais fiel dos amigos; Penélope e Bea as mulheres amadas por Julian e Daniel respectivamente; etc...

E, curiosamente, quanto mais Daniel investiga Julian Carax, o autor desconhecido do seu livro, mais a história que descobre se parece com a vida que ele próprio vai vivendo, num paralelismo que nos parece tão evidente que lhe adivinhamos o final trágico,... de um e de outro.
Mas seria demasiado óbvio para um romance tão bem construído!

É exactamente esta obstinada procura, esta fidelidade incorruptível deste jovem Daniel que levará a um desfecho inesperado que eu não vos vou contar, claro!

O autor deste livro tem um estilo único, uma linguagem forte, descrições pormenorizadas e poéticas. Irónico e até cínico na análise da vida. Hilariante e desconcertante quando menos esperamos.

Bea diz já no final da história « que a arte de ler está a morrer muito lentamente, que é um ritual íntimo, que um livro é um espelho e que só podemos encontrar nele aquilo que já temos dentro, que ao ler aplicamos a mente e a alma, e que estes são bens cada dia mais escassos.» Eu digo isto quase todos os dias na ânsia de motivar para a leitura.

Muito mais haveria a dizer mas acho que o post já vai longo demais. Espero ter conseguido aguçar-vos a curiosidade, suficientemente, para que tenham a tentação de ler o livro e, acreditem, é muito melhor do que eu o descrevi.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

VERÃO

Não se pode ir à praia, não se pode ir à piscina, porque não há sol....o que se pode fazer para ocupar o tempo além de bordar,bordar,bordar?...

Comida!!!!... É que os ares do campo abrem o apetite! :)

Pão de Muesli da Risonha

Bread Pudding da Fer

Time is not good to the beach, to cold to the pool, there is no sun shining.... what can I do beside stitghing, stitching, stitching?
Food!!!! .....That's because country open the apetite! :)

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

PRÉMIO

Fui nomeada para o prémio Dardos pelo Bergamo que muito simpaticamente achou que eu era merecedora deste prémio. Agradeço-lhe o ter-se lembrado de mim.
O selo é o Prêmio Dardos:
Com o Prêmio Dardos reconhecem-se os valores que cada blogueiro mostra cada dia no seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc…, que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre as suas letras, entre as suas palavras.
Devia agora nomear 15 blogs e dizer os motivos que me levavam a escolhe-los mas acho a tarefa muito difícil e injusta para os que não nomeasse. Por isso, todos aqueles que figuram na minha lista lateral e que visito tantas vezes, considerem-se nomeados, porque vos admiro e sabem manter vivo o intetresse!

I was nominated to the Dardos prize for Bergamo who very quindly saw in me some quality.The prize is for thoses who spread cultural, etics, literary and personnal values. I must nominate 15 blogs but its very unfair to the others that I also like. So for those who are in my lateral list goes this prize because I admire you and you know how to be interesting!

domingo, 10 de agosto de 2008

SOPA DE TOMATE

Hoje o vento e as nuvens voltaram. Nada melhor do que uma sopa de tomate para reconfortar o estômago e a alma.


Faço um refogado com azeite, uma cebola, e dois dentes de alho. Estando translúcida junto quatro tomates grandes aos pedaços, sem pele e sem graínhas e deixo apurar. Tempero com sal e junto uma colher de farinha ou uma batata grande cozida. Junto água e passo com a varinha mágica. Deixo ferver mexendo sempre até engrossar. Na altura de servir deito em cada prato uma colher de sopa de natas, parmesão ralado na hora e salpico com mangericão cortado fininho. Usei produtos da minha horta e estava muito mais saboroso do que o costume. Quem não gostar de mangericão pode polvilhar com noz moscada porque também fica muito bom.

Today the wind and clouds have come again. So nothing better than a tomato soup to warm the body and soul!

sábado, 9 de agosto de 2008

BAG SWAP

Finalmente decidi-me pelos tecidos com que vou confeccionar o saco para o desafio da Linda. Vai ser o primeiro saco que vou fazer, vamos lá a ver como me saio...eu realmente meto-me em cada uma!

Finnaly, I've decided what fabrics I will use in Linda bag swap. It's my first bag...we will see what I will be able to do...

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O MINHO NO SEU ESPLENDOR!






Em cada canto, cada praça, cada virar de rua tropeçamos com uma festa, com uma banda, um desfile e o estalar de foguetes! É assim o Minho...!
Para realçar a frescura das raparigas só bordados maravilhosos e a nobreza do ouro.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

SINFONIA

Um dia, tinha eu 16 anos, recebi uma carta do meu amigo Samuel, andarilho dos quatro cantos do mundo, que me dizia estar no Brasil, deitado à sombra de uma árvore, num jardim e que ali tudo era maravilhoso. Cantava a natureza, cantavam os pássaros e cantava o King Crimson num gira-discos qualquer!..
Vêm-me à memória estas palavras quando me sento no meu alpendre, em sintonia com a natureza, bordando um dos meus trabalhinhos e a ouvir os pássaros incontáveis a entoar uma sinfonia sem par!

Once, I was sixteen, I received a letter from a friend of mine saing that he was in Brasil, lay down under a tree in a garden and everything around him was singing, the birds, the nature and a vinil disc from King Crimson.
This words come to me when I sit down im my porch, stitching one of my works, listening all the birds of my farm plaing a lovely simphonie!

sábado, 2 de agosto de 2008

PRETEXTOS



A visita de amigos é sempre muito bem vinda e um bom pretexto para uma boa jantarada com conversa prolongada pela noite fora.
A ementa desta vez foi salada de figos, queijo fresco com mel e mexilhões estufados, para entradas.
O prato principal foi arroz de cabidela, de pica no chão .
Sobremesa bolo danadinho ( esse aí de chocolate), que tirei da revista Bolos Gelados. Como não consigo seguir uma receita à risca, tal como não consigo medir nada e vai na base do olhómetro, fiz-lhe umas alterações e ficou bolo danadão porque rima com muito bom!
É super fácil e rápido, ora vejam:

2 chávenas de farinha
1 chávena de açucar
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de yogurte natural
3 ovos
2 c. sopa de manteiga
1 c. sopa de fermento

Misturam-se todos os ingredientes mexendo bem. Coloca-se a massa numa forma untada com manteiga e enfarinhada, vai ao forno por 30 m (verificar com um palito se está cozido).
No bolo danadinho a cobertura era feita com 2 yogurtes de chocolate.
Eu desenformei o bolo, coloquei numa rede para arrefecer , e reguei-o com uma calda de licor de avelãs com água. Para a cobertura derreti no microndas meia tablete de chocolate misturada com menos de meia lata de leite de côco que tinha no frigorífico. Ficou danadão ... de bão :)

Our friends are always welcome and it’s always a good excuse to have a good meal and a chat all night long. Today’s menu was salad of figs with honey and cheese and fresh mussels for entry.
The main dish was chicken rice.
For dessert, chocolate cake super fast, easy and very good.
2 cups of flour,1cup of sugar,1 cup of chocolate powder,1 cup of yaourt, 3 eggs,2 s.s.of butter, 1 s.s. of leaven
Mix all ingredients very well. Place the prepared in a mold smeared with butter and flour, cook for 30 minutes (check with a toothpick if it is cooked).
I put the cake in a network for cooling, and covered it with a syrup of hazelnut liquor with water. To cover the cake, I melt in microwave half tablet of chocolate, mixed with less than half can of côco milk.

GIVEAWAY

May Britt celebra o segundo aniversário do seu blog Abyquilt oferecendo um trabalho seu e mais coisas a quem fizer um comentário e lhe disser qual a técnica de quilting prefere. Como borda muito bem não é de desperdiçar a oportunidade!

May Britt is celebrating his 2 years blogiversary. She is having a giveawaything, so, if you want to participate run to her blog Abyquilt and leave her a comment. Her work is fabulous and you must run cause deadline finishes soon.