quinta-feira, 30 de outubro de 2008

FAT QUARTER


Recebi algumas prendinhas nos meus anos que ainda não vos mostrei. Eis a prenda de uma amiga, muito amiga que sabe do que eu gosto!
Ainda não sei o que vou fazer com eles mas são tão lindos...e azuis, que tenho que fazer alguma coisa "gira"!

I didn't show you some of the gifts that I recived in my birthday. A true very friend of mine, who knows what I like gave me these fabrics.I don't know yet what I will do with them but they are so beautiful...and blue, I have to do something nice!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

CICLAMES


Não resisti a estas cores tão intensas e, além disso, precisava de animar a minha mesa de trabalho, neste Outono que se anuncia tão frio!

I couldn't resist and I bought this flowers to put some color on my work table in this Fall that is already showing how cold it is going to be!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O AMANTE

Li “ O Amante” da Marguerite Duras, há já muitos anos e revisito-o de vez em quando numa leitura em cruz de algumas passagens, devido à sensualidade e à precisão cirúrgica com que ela narra esta história.
Fiz essa primeira leitura quando ainda não havia o filme e ainda bem!
Não acho que o filme consiga apanhar o espírito do livro, porque quase não há acontecimentos, nem acção.
O enredo situa-se numa descoberta de emoções, de vivência de sentimentos que nasce como um manancial, no interior de cada personagem. O livro está escrito na primeira pessoa como se fosse uma confissão dolorosa arrancada da memória da autora.

« Tenho ainda a dizer-vos que tenho quinze anos e meio. É a passagem de uma barcaça no Mékong. A imagem dura toda a travessia do rio.»
« Trago um vestido de seda natural,usado, quase transparente.É um vestido sem mangas muito decotado(...) Nesse dia, devo trazer esse famoso par de saltos altos de lamé dourado(...). Não são os sapatos o que há de insólito, de extraordinário, nesse dia, na aparência da garota. O que há nesse dia é que a menina traz na cabeça um chapéu de homem de abas direitas ( ...) A ambiguidade determinante da imagem está neste chapéu.»

Ela uma adolescente branca e pobre, de 15 anos que descobre o poder do seu corpo e a sua sensualidade.

« Na limusina há um homem muito elegante que me olha. Não é branco. Está vestido à europeia, usa o fato de seda claro dos banqueiros de Saigão. Olha-me. Estou habituada a que me olhem.»

Ele, chinês e rico, mais velho e mestre do amor. Desenganem-se se pensam que ela é a vítima dele, que foi seduzida pelo homem mais velho.

« Desde o primeiro instante ela sabe qualquer coisa deste género, ou seja que ele está à sua mercê. Logo que outros além dele poderiam também ficar à sua mercê, se a oportunidade surgisse.»

Ela tem o poder da inocência, ela quer descobrir o prazer físico, ela não quer dele o amor mas apenas a paixão.
Ele, enreda-se no amor pela diferença desta criança mulher, mima-a, acarinha-a, ensina-a, morre de prazer e deixa-se devorar na teia do desprendimento dela.
Anos mais tarde, de visita a Paris, ele não resiste e telefona-lhe.

« E depois dissera-lho. Dissera-lhe que era como dantes,que ainda a amava, que nunca poderia deixar de a amar, que a amaria até à morte.».

É assim que termina o livro.
Mas no meio deste romance surgem como alucinações as relações e sentimentos dela com a mãe, com os irmãos, as recordações.
Uma das imagens que me surge imensas vezes ao espírito a propósito das coisas mais variadas, e que me marcou imenso, não sei porquê, é a descrição que ela faz de uma das casa que habitou. Elevada por causa das inundações do Mékong e das monções, à mãe dava-lhe para a lavar de ponta a ponta e esfregá-la com sabão amarelo.

« A elevação da casa acima do solo permite lavá-la com grandes baldes de água, banhá-la como um jardim. Todas as cadeiras estão em cima das mesas, a casa toda escorre, o piano do salão pequeno tem os pés dentro de água (...) e depois ensaboa-se a casa com sabão amarelo. (...) Toda a casa está perfumada, tem o cheiro delicioso da terra molhada depois da tempestade, é um cheiro que nos põe doidos de alegria, sobretudo quando se mistura com o outro cheiro, o do sabão amarelo, o da pureza, da honestidade, da roupa branca, da brancura, da nossa mãe, da imensidão da candura da nossa mãe(...) que se pode ser feliz nesta casa desfigurada que de repente se transforma num charco, num campo à beira de um rio, um vau, uma praia.»

Marguerite Duras ( na foto com 15 anos) nasceu em Gia Dinh, na Indochina ( agora Vietnam), em 1914, onde passou a infância e a adolescência. A autora irá ficar profundamente marcada pela paisagem e pela vida da antiga colónia francesa, frequentemente referidas na sua obra literária.
Duras publica os seu primeiros livros em 1943 e 1944, «Os Imprudentes» e «A Vida Tranquila», respectivamente. A partir de 1959 começa também a escrever argumentos para o cinema, dos quais «Hiroshima meu amor» é sem dúvida o mais conhecido e marcante. Em 1950, com «Uma barrangem conhtra o Pacífico», Duras esteve muito próxima de ganhar o Prémio Goncourt. É no entanto apenas 30 anos depois que a injustiça lhe é reparada, ganhando o prémio por unanimidade com o romance «O Amante».


domingo, 26 de outubro de 2008

JAVALI COM CASTANHAS

O ano passado tive o prazer de comer num dos restaurantes que mais me marcou pela delicadeza e sabor da sua cozinha. Estou a falar de « La truffe noir» em Bruxelas, de Luigi Ciciriello. Poucas mesas, por reserva, atendimento personalizado, acompanhado sempre pelo próprio proprietário e com a trufa presente em todos os pratos. Divinais, subtis, cozinhadas ou apenas raspadas, brancas, negras, castanhas consoante o objectivo do prato.
Alguns molhos eram preparados ao lado da mesa mas salvaguardando o segredo, como me aconteceu a mim que, curiosa, não despegava os olhos de todos o ingredientes que eram preparados à minha frente e que no final do molho, Liugi educadamente protegeu interpondo-se entre mim e a mesa de apoio, onde ele próprio o preparava.
E vem isto tudo a propósito de quê?
Do meu almoço!
Preparei um lombo de javali, mas não tendo trufas e por falta delas, cozinhei-o com castanhas e cogumelos.
De véspera preparei o líquido em que costumo marinar esta carne.
Levei a lume brando vinho tinto, só para aquecer, sem ferver. Juntei-lhe 4 dentes de alho, 2 cabeças de cravinho, uma colher de grãos de pimenta rosa, uns raminhos de salsa, outro de alecrim, outro de tomilho e 2 folhas de salva. Depois de frio reguei a carne com todos os ingredientes e deixei-a a marinar toda a noite.


Hoje, coloquei azeite a cobrir o fundo de um tacho, piquei cebola e fritei ligeiramente a carne.
Acrescentei as castanhas e os cogumelos ( não encontrei dos frescos em nenhum supermercado da zona, por isso tive que usar dos de lata). Reguei com parte do líquido, sem as ervas, rectifiquei o sal e acrescentei um pouco de água. Tapei e deixei estufar.

Servi acompanhado com batata cozida ( para o meu marido), eu como sou pouco apreciadora de batatas, comi acompanhado de arroz malandrinho de penca.

Estava óptimo mesmo sem trufas e as imagens não conseguem dar-vos a noção nem do sabor nem do perfume que se espalhou pela cozinha. Bom domingo.



sábado, 25 de outubro de 2008

FRIO

As noites arrefeceram bastante por aqui até já acendemos a lareira !
Por isso para o jantar já me apeteceu fazer uma coisinha assim mais pesadita! Como já tenho nabiças aos molhos, nada melhor do que uma sopa à moda de Trás-os-Montes, seguida de um bacalhau assado com batatas a murro, doce de abóbora para a sobremesa e café.

PAPAS DE NABIÇA

Numa panela com água, sal e azeite põe-se a cozer um molho de nabiças cortadas aos bocados. Numa tigela, desfazem-se 3 colheres de sopa de farinha em água, de maneira a ficar sem grumos. Quando as nabiças estão cozidas, deita-se a farinha devagar e mexendo energicamente para dissolver sem ficarem grumos. Deixa-se engrossar e está pronta a comer.



BACALHAU ASSADO COM BATATAS A MURRO

Asso o bacalhau na grelha do forno só até ficar ligeiramente tostado.
Ponho batatas pequenas a cozer (um pouco) em água com sal mas de maneira a que fiquem durinhas.
Tiro o bacalhau do forno e coloco lá, num tabuleiro, as batatas a assar.
Quando estão prontas tiro-as, dou-lhes uma pancada para as abrir, deito-as numa travessa, desfio grosseiramente o bacalhau por cima. Pico um ovo, alho e salsa que espalho também por cima, rego generosamente com azeite, polvilho com pimenta e enfeito com azeitonas.


Agora vou-me sentar à lareira a fazer a minha meia ( já comecei outras) e gozar o sossego.

CABRAS!



Eis os cinco modelos "clássicos" dos meus corta-relvas.
Qual herbicida, qual quê?!

I think blue, in my farm I have five goaths, I don't need any quimics!


sexta-feira, 24 de outubro de 2008

THINK BLUE


Hoje só trabalhei de manhã,vim para casa e depois de almoçar dei um saltinho rápido à net para ver as novidades.

E havia, a Ameixinha tinha-me deixado o desafio azul!

Como tinha que sair rápido, nem respondi, lá fui "prá gandaia" e enquanto conduzia ia pensando no testemunho que poderia dar sobre este assunto. O quê?

Claro que me preocupo com o ambiente, claro que reciclo, claro que...

Mas também não uso químicos na minha quinta, a fruta é ecológica, faço compostagem, o meu herbicida para acabar com as silvas e ervas daninhas são as minhas cabras ( sim tenho cabras, nascem cabritos mas não como nenhum, porque os conheço e não sou capaz!).

Neste momento tenho oito cães, porque as pessoas abandonam-nos e eles procuram-me para viverem lá, onde podem ser livres, comer e serem felizes com os meus "rounds" de ternura, em que os derreto.

Aproveito todos os trapinhos, rendas, lãs, botões e transformo-os, reutilizo-os, reciclo-os criando para eles uma nova vida!
Tenho muito a aprender ainda, muito caminho a percorrer, muita coisa a melhorar, mas sim aceito o desafio azul .

«O desafio azul/pensar azul, surgiu de uma campanha de poupança de energia, e depressa ganhou terreno… pensar azul é muito mais que apagar as luzes, ou desligar computadores, pensar azul é uma maneira de estar e ver a vida, tentar defender o nosso maltratado planeta, quem pensa azul recicla, poupa água, tenta ser sustentável…
Este site tem dicas para “pensar azul” e tem até alguns posters e etiquetas em pdf que podem ser impressos e colados onde quiserem…
O meu sonho era que o “pensar azul” saltasse barreiras ainda maiores, passasse para casa, de casa para os amigos, dos amigos para o mundo, o nosso mundo que queremos proteger!!!
Foi então que tive esta ideia… e porque não usar o meio mais engraçado que conheço e que consegue chegar mais longe que alguma vez imaginei?...Porque não lançar um desafio e pintar o nosso planeta de azul?

O meu desafio consiste em sensibilizar estes blogs a serem mais sustentáveis, a pensar mais azul… sei que muitos já o são, mas não tinham ainda uma palavra para o definir, uma camisola para vestir, cada um destes blogs pode usar o selo e partilhá-lo com outros… a ideia principal é tornar o planeta mais azul por isso há que levar esta mensagem bem longe…
Aqui está o link para os posters e etiquetas, talvez possam imprimir alguns e colar por aí…E quem sabe postar essas fotos? as ideias sei que não vão faltar :)»

frankenstein would want your mind - Mary nor shelley

Blog do Bergamo - Bergamo

Chucrute com salsicha - Fer

Considerem-se desafiados … acho que já pensam azul, só falta usar o selo e lançar esta aventura … até onde vamos chegar?

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ANÉMONA!

A quietude da "hora do lobo" que nos assalta, numa qualquer rotunda, ao cair da tarde!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

BADALADAS!

Lembram-se da abóbora laranjinha que era para ser doce e não foi?
Pois hoje, ao bater das 16h, transformou-se não em carruagem mas nuns deliciosos bolinhos!

BOLINHOS DE ABÓBORA

1kg de abóbora-menina
3 ovos
200gr de farinha
200gr de açucar
raspa de 1 limão
canela a gosto
nozes aos bocados (pode ser fruta cristalizada, mas não tinha)

Num alguidar fui deitando por ordem os ingredientes e misturando muito bem. Caso seja necessário pode-se acrescentar mais farinha para a massa ficar suficientemente firme.
Fritei numa mistura abundante de azeite e óleo ( conforme o gosto) e polvilhei de açucar com canela (muita).





Já comi e estão deliciosos!

Só que ... ainda não fizeram efeito! Nunca mais me transformo em princesa!Será que vai ser só à meia-noite?

Do you remember the orange pumpkin? I want to make some jam but I forgot how to do it and I've made a mistake. Today at 16h I've transformed the pumpkin in these delicious cookies!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

SURPRESA Nº 2

Para a minha parceira secreta no Angel Swap, a surpresa nº 2, uma almofadinha para alfinetes! Posso perfeitamente mostrar as surpresas, porque como o prazo de envio já está muito próximo, vou mandar as coisas todas juntas. Além disso vão para além mar e dúvido que ela visite o meu blog! A fotografia não está muito boa, mas...


The surprise nº 2 to my swap partner in the Angel swap is this pincushion! I can show you everything because time is run out and I will send it all in the same package. Beside it will go across the sea, veeeeeery faaaar way and I doubt that she is going to visit my blog!Sorry, the photo is not very good.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

EU QUERO UMA CASA NO CAMPO...

Quem é que não queria cozinhar nem fazer nada?
Pois é, a mim só se me atarem de pés e mãos!
Sábado reuniram-se os amigos todos lá na quinta, fazemos isso muitas vezes numa de «Amigos de Alex» e foi um dia muito bem passado! Por mim eles teriam ficado lá a dormir mas quiseram regressar...fica para outra vez.
Domingo como estava mais repousada deu-me para as compotas. Tinha uma bela fiada de abóboras no muro a desafiarem-me e eu não resisti.
Escolhi a mais laranjinha, fotografei-a, descasquei-a, parti-a aos bocadinhos e pu-la a cozer.

Escorri-a e... de repente lembrei-me que a compota não se fazia assim!
Pois, é o cansaço! Ou a idade! De um ano para o outro varrem-se-nos estas coisas da mente.
Vai daí peguei noutra abóbora, desta vez enorme e verde.

COMPOTA DE ABÓBORA

Descasquei 3 kg. de abóbora, parti aos bocados, juntei-lhe 1 1/2 kg. de açucar, 2 paus de canela e levei a cozer em lume brando até estar desfeita e em ponto.
Antes de desligar juntei-lhe uma taça de nozes cortadas grossas e raspa de 2 laranjas.

Muitas vezes junto nozes em vez de amêndoa porque gosto mais delas. A outra guardei-a e vou fazer hoje uns bolinhos. Nada se perde!


E enquanto fazia a compota deu-me para aproveitar o mangericão.
Daqui a nada vêm as noites frias e fica queimado. Resolvi fazer Pesto. Não sou grande apreciadora deste molho, acho-o muito forte mas a filhota gosta muito e assim fazia-lhe a surpresa
MOLHO PESTO

Um bom ramo de mangericão
4 dentes de alho
sal grosso
azeite q.b.
1 c.s. de parmesão ralado

As receitas que andei a consultar mandavam moer o mangericão num almofariz, saltei essa parte. Deitei-os num copo alto juntamente com os alhos, sal e algum azeite e meti-lhe a varinha mágica. Moí tudo muito bem, juntei mais azeite no final e guardei num frasquinho. Devia levar pinhões esmagados mas estão caros e eu na quinta não os tinha!

Digo-vos sinceramente este molho não tem nada a ver com o que se compra. É infinitamente melhor e até eu gosto!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

SEXTA

Até que enfim é sexta!
Pode parecer um lugar comum, mas esta semana sinto-me tão cansada, trabalhei tanto, aconteceram tantas coisas ao mesmo tempo, que a frase atinge outra dimensão, acreditem!
Tive o trabalho normal de todas as semanas em casa e no emprego, preparei e presidi três reuniões, assisti a mais duas, quarta e quinta trabalhei doze horas seguidas, tive o meu aniversário e infelizmente também tive o velório e funeral de uma amiga!
Foi ou não foi uma semana de doidos?
Só me quero enroscar numa manta, atirar-me para qualquer cama ou sofá, dormir e ler e, como dizia a outra senhora «Óh Margarida, me traz um chá!», eu digo «Aguém me traga de comer!».
Não estou para cozinhar!
Ler, porque o meu irmão me ofereceu de prenda de anos este livrinho que foi posto à venda, em português, apenas ontem!
Eu depois comento-o para a Academia...
Se quiserem ler o 1º capítulo em espanhol, vão aqui.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

HOJE FAÇO ANOS!


PLANTEI A MINHA CASA SOBRE O NADA E É POR ISSO QUE O MUNDO INTEIRO É MEU!


Today it's my birthaday

terça-feira, 14 de outubro de 2008

MINI QUILT


Esta é a surpresa nº 1 para a minha parceira secreta no Angel swap. Utilizei o bordado da May Britt e adaptei-o a esta base para colocar na mesa

This is my first surprise to my secret partner in the Angel's swap. I used the May Britt stitchery pattern, adapted to this mini quilt.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

TOMAR

Fui passar o fim de semana a Tomar, que isto de quinta , sempre quinta também enche!
Já não passeava por lá, nas calmas, há imenso tempo. Por isso foi com imenso prazer que revi, a cidade, o Hotel dos Templários onde pernoitei, o castelo, as matas e o Convento de Cristo. Soube bem descansar e mudar de ares. Deixo-vos as imagens.



Do hotel,a vista do castelo e já perto, as muralhas


A entrada e já dentro a curva do castelo


Eis que surge a joia na sua glória! E o manuelino


O luxo dos azulejos e o pormenor dos dourados


A preciosidade da louça pintada.Os claustros...muitos!


O cinto mais belo de pedra lavrado! As gárgulas


A janela quinhentista mais famosa! Mais claustros!


Um rechaud da época na cozinha. O refeitório


As talhas do azeite. Uma das magníficas rosáceas


Onde levedavam a massa. A enorme sala do forno do pão

O Convento de Cristo, histórico monumento na cidade de Tomar (freguesia de S.Joao Baptista), classificado pela UNESCO como Património Mundial, pertenceu à Ordem dos Templários. Fundado em 1162 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais o Convento de Cristo ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede. Sob Infante D. Henrique o Navegador, Mestre da ordem desde 1418, foram construídos claustros entre a Charola e a fortaleza dos Templários, mas as maiores modificações verificam-se no reinado de D. João III (1521-1557). Arquitectos como João de Castilho e Diogo de Arruda procuraram exprimir o poder da Ordem construindo a igreja e os claustros com ricos floreados manuelinos que atingiram o máximo esplendor na janela da fachada ocidental.
Tirado da wikipédia

I spend all the weekend in Tomar, a beautiful city in Portugal center.

Going to the farm is very nice but going there every weekend can also be boring.
We went by car, we slept in Hotel dos Templários, I've rested in the city that I visite long time ago. I let you the photos of one ofe the most beautiful and enigmatic monuments of the world.

The Convent of the Order of Christ (Portuguese: Convento de Cristo), in Tomar, Portugal, was originally a Templar stronghold built in the 12th century. After the Order of the Knights Templar was dissolved in the 14th century, the Portuguese branch of the order was turned into the Knights of the Order of Christ, which supported Portugal's maritime discoveries of the 15th century.
The Convent of Christ of Tomar is one of Portugal's most important historical and artistic monuments and has been in the
World Heritage list of UNESCO since 1983.
Tirado da wikipédia

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

OUTONO


Adoro o Outono!

É a estação do ano que prefiro. Já vos disse que me apaixono pelas cores e, nesta altura do ano fico, encantada com os tons com que se veste a natureza.
Ainda só estão a começar a surgir os primeiros avermelhados... e embora sejam uma banalidade, tenciono mostrar-vos várias vezes estas árvores. As primeiras são ao chegar à minha rua. As segundas em frente à janela onde trabalho.

I love Fall!

It's my favorite season of the year. I fall in love with the colors of nature. It's only the first red on the trees... and those are common photos that I intent to show you many times. The first one is near my house. Second is in front my window at work.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

FEBRE DAS MEIAS



A febre das meias chegou!
Tenho visto em vários blogs, nacionais e estrangeiros, que as meias feitas de várias agulhas, estão na moda.

Lembro-me perfeitamente de ver as nossas mulheres, sobretudo as de Trás-os-Montes e das Beiras, sempre com o trabalhinho debaixo do braço. Iam fazendo meia enquanto iam levar ou buscar os animais ao campo, as pastoras enquanto andavam com o rebanho pelos montes. Todas elas, quando tinham um tempinho livre, sentavam-se na soleira da porta e faziam meia enquanto conversavam umas com as outras ou com quem passava. Sim, que mulher que se preze não estava de braços caídos sem fazer nada!
Para mim sempre foi um mistério como é que se podia trabalhar com tantas agulhinhas. Devia ser uma complicação!

Só que, quando se me mete alguma coisa na cabeça, não desisto.
E esta moda das meias já andava a mexer comigo... Namorei várias vezes as agulhinhas e as lãs da Rosa Pomar... Vai daí, não resisti. Comprei umas agulhas muito em conta num supermercado, e , com uma lã que andava cá por casa, resolvi aprender antes de encomendar as lãs lindíssimas da Retrosaria.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

TARTE DE MAÇÃ


Tinha cá em casa umas maçãs reineta, que vieram da quinta e que gritavam desesperadas para que as comessem. Antes que se estragassem, transformaram-se em tarte.

Tarte rápida e saborosa.

150gr de açucar, 150gr de farinha, 150gr de manteiga, 3 ovos e 4 colheres de sopa de leite.

Misturar tudo, deitar numa forma de tarte untada, cobrir com maçã fatiada, polvilhar de canela e levar ao forno por 20m, a 170 gº. Depois de pronta pincelar com geleia.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

MINHO QUE TE QUERO VERDE!

Domingo ensolarado, repousado e preguiçoso, deu-nos vontade de passear por esse Minho, sem destino, à procura de um restaurante regional onde se pudesse almoçar, comida simples mas bem feita. Reparem na joia maravilhosa que encontrei!
Solar de Bertiandos








Ao lado desta preciosidade encontramos um restaurante onde saboreamos nós um cozido à portuguesa e o meu filho uns lombinhos de porco à lavrador. E perguntam vocês: - E então a filha vegetariana? Pois ... a filhota está para os Açores, durante uns tempos não almoça connosco!
Não fotografei o almoço mas fotografei o restaurante. Aqui vai.